sábado, 23 de janeiro de 2010

O tempo…


Nos dias atuais, tempo para muitos é algo que temos em pouca quantidade, a velocidade com que está ocorrendo os acontecimentos, ou até mesmo a rapidez com que eles passam. Mas hoje não gostaria de falar sobre esse tipo de tempo, porem do tempo que é preciso termos para sanar problemas, procurar esquecer das brigas ou uma pessoa que marcou nossas vidas negativamente. Porem como é de costume, vamos saber o que é TEMPO:

• “A época determinada em que se realizou um fato” – Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

• “Medida de duração dos fenômenos.” – Dicio.com.br

• “Fenômeno em que podemos resolver fatos, entender sentimentos e traçar objetivos” – Diogo Cervo

Como falei, não irei me prender ao tempo como uma simples medida de duração, porem vou tentar mostrar para que ele nos serve e de que maneira podemos cada dia mais aprender com esse “fenômeno” e quem sabe poder um dia administrar, gerenciar e usar de forma mais consciente não só em momentos físicos mas se possível usar o tempo para colocarmos nossos pensamentos e sentimentos em seus devidos lugares.

O tempo para resolver problemas: quando nos deparamos com uma situação em que não temos a menor perspectiva para solução de nossos problemas, ou dificuldades. Então ao invés de fazermos tudo com pressa e sem a menor cautela, devemos adquirir uma das grandes virtudes do homem, a paciência. Ela juntamente com o tempo, fará com que a situação seja mudada e os seus problemas sejam de certo modo solucionados. Por outro lado não basta isso para resolver nossos através do cotidiano, ou de uma vida inteira, devemos ter discernimento para fazer escolhas e quem sabe com isso evitar erros, porem se não calculou os erros ou deixou eles acontecem de forma descontrolada, conte com a ajuda do tempo e da paciência para tentar solucionar os contras que estejam em seus caminhos. E fica a dica… Se puder evitar erros, os faça, mas se para evitar esses erros você tiver de sacrificar sonhos ou projetos faça a opção pelo erro e depois pense em como solucioná-lo, mas jamais mate seus desejos por um simples medo de ter que passar por erros, lembre-se que os obstáculos existem contudo, eles são grandes mestres que nos ensinam sobre a vida.

O tempo que desvenda os sentimentos: existem momentos em nossa vida que nos deparamos com a situação em quem temos que optar em seguir em frente ou parar diante de um pensamento que nos faz recuar. Um bom exemplo é quando nos vemos em meio a um entrave afetivo e não sabemos o que fazer, desistir do amor, ou seguir e arriscar as fichas em algo que só tem feito você ficar angustiado. Sem sombra de duvidas, um dos assuntos mais difíceis de compreendermos é o relacionado aos sentimentos, nunca sabemos ao certo o que sentimos e nem se esse sentimento é recíproco, porem, se colocar em pratica a relação dos sentimentos com a paciência e o tempo, talvez o sentimento mal compreendido seja finalmente desvendado, mas como em tudo que tem relação aos pensamentos humanos, os sentimentos não são fáceis de se compreender e nem sempre a solução dos entraves é fácil, mas sempre vale a tentativa de correr atrás da solução e da perseverança em tentar passar por esse obstáculo, e é sempre bom lembrar que quando pensamos demais em nossos sentimentos começamos a sofrer por antecipação ou então criamos espécies barreiras mentais que nos fazem temer alimentar nossos sentimentos o que com o passar dos anos faz com que pessoas se tornem seres infelizes, frios e dos quais não tem mais vontade de amar ou de sentir algo por alguém.

O tempo e os sonhos: quando falamos de sonhos sempre pensamos em como alcançá-los e em muita das vezes em como chegar lá de forma mais rápida. O tempo entra em cena para frear de forma benigna essa velocidade com que queremos que os fatos aconteçam. Além de frear os acontecimentos o tempo se encarrega de agregar personagens em nossa historia, personagens dos quais, vão talvez nos ajudar a alcançar nossos objetivos ou quem sabe fazer o contrario, é o que eu chamo de destino, algo que acredito, pois nada que vivemos é em vão. O tempo é um dos grandes personagens da historia que nos leva a felicidade a e realização pessoal. Além disso o tempo nos traz conhecimentos, o que faz com que a caminhada em direção ao nosso maior objetivo seja de certa forma facilitada.

Então de nada adianta querer correr de acordo com o tempo que nós achamos certo, a vida tem seu próprio tempo, e não cabe a nós tentar mudar isso, nos basta apenas administrar esse bem tão precioso que temos, devemos não desperdiçá-lo com futilidades, ou com coisas que irão te trazer uma felicidade apenas momentânea, o que se torna algo que não se acrescenta em sua vida, então fica a dica, “Dê tempo ao tempo”. É algo meio clichê mas que definitivamente se encaixa no contexto.

Um comentário:

  1. Nossa seu blog é muito bom, parabéns só podia se chamar lucas kkkkk parabéns mesmo, seus textos são bons e vc consegue escrever sobre assuntos diferentes de uma forma legal, adorei o post do tempo!

    ResponderExcluir